domingo, 27 de março de 2016

Projeto Lançante: Denise Schaan, a arqueóloga do Marajó

Denise Pahl Schaan é uma das maiores arqueólogas da Amazônia. Nasceu em 1962, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Graduou-se em História em 1987 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e recebeu o título de Mestre em História, Área de Concentração Arqueologia Amazônica, pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) em 1996.

Sua Dissertação de Mestrado, um estudo detalhado da coleção de cerâmica Marajora “Tom Wildi”, foi publicada em 1997 pela editora da PUC/RS. Intitulada A Linguagem Iconográfica da Cerâmica Marajoara, a obra aborda os grafismos da cultura regional, mostrando que ícones representando a fauna da Ilha de Marajó eram usados para veicular mensagens sociais sobre mitologia, parentesco, e status social.

Já moradora de Belém do Pará, em 1997, Denise Schaan começou a estudar as coleções de cerâmica Marajoara do Museu Paraense Emílio Goeldi. Lá, ela dedicou-se também a analisar a ocupação pré-histórica na região do alto Rio Anajás, centro da Ilha de Marajó. Suas pesquisas resultaram na descoberta de nove novos sítios arqueológicos da cultura Marajoara, um deles avaliando impactos ambientais para a construção da Hidrovia do Marajó (1999 a 2001).

Em 2004, defendeu a tese de doutorado intitulado O Cacicado dos Camutins: Emergência e Desenvolvimento de Complexidade Social na Ilha de Marajó, pela Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos.

Os estudos de Denise Schaan são um dos mais importantes trabalhos arqueológicos amazônicos e ajudam a entender a origem da população marajoara, possivelmente  decorrente  daquelas já estabelecidas na Amazônia, ou seja, uma população autóctone.


Abaixo, trecho do livro Arte da Cerâmica Marajoara: Encontros entre o Passado e Presente, onde Denise Schaan defende a valorização da História Regional:

A ressignificação da iconografia marajoara em contextos contemporâneos serve às necessidades do presente. Pode ser usada, é claro, de maneira positiva para sensibilizar as pessoas sobre a importância de aprendermos e conhecermos o passado e, nesse sentido, sobre a importância de protegermos e preservarmos o patrimônio arqueológico. Através da preservação, garantimos que muitas interpretações ainda serão possíveis nos séculos vindouros e que o passado seja constantemente reatualizado e utilizado de maneira construtiva para criar identidade, cidadania e história.”.

Para saber mais sobre a autora, recomenda-se ler:


Denise Schaan, a Arqueologia a serviço da Educação e da Cidadania no Marajó.

--------------------------------
O Projeto Lançante é a iniciativa do Blog Meio Ambiente, Açaí e Farinha de divulgação de ilustres pensadores do Marajó e jovens que começam na arte da escrita.

Leia, escreva, cresça e apareça!


Vamos Lançante, escorrei mundo afora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário