sábado, 25 de agosto de 2018

Projeto AçaíPiso: a ideia de Rosa Monteiro para substituir o seixo na construção de calçadas no Marajó




Os materiais utilizados para a construção civil estão cada vez mais escassos e caros, principalmente o seixo que é um dos principais itens para as calçadas e pisos. Ao perceber essa problemática, munida dos melhores instintos científicos, da observação, anotação e experiência prática, Maria Rosa Monteiro, do município de Curralinho, no Marajó, cria uma função inusitada e barata para o caroço de açaí descartado das batedeiras no Marajó: o AçaíPiso. 



O Blog Meio Ambiente, Açaí e Farinha se sente honrado em entrevistar esta liderança feminina de Curralinho que corajosamente seguiu sua curiosidade para gerar esta promissora tecnologia socioambiental. 


Blog Meio Ambiente, Açaí e Farinha - Rosa, explique o uso prático do caroço do açaí como aliado da construção civil? 
Rosa Monteiro - O caroço de açaí pode ser um grande aliado das famílias nas construções de pisos e calçadas podendo fazer a substituição do seixo. Em 2014 fiz uma experiência. Nesse experimento, observei que o caroço do açaí possui uma durabilidade e resistência muito próxima do seixo misturado ao cimento e areia. Vi que ali havia uma alternativa de baixo custo para a construção civil, pelo fato de ser mais leve, pela facilidade de obter o caroço, além de dar um destino para esses resíduos sólidos que são um problema ambiental, um lixo ainda sem solução para os marajoaras. 


Blog Meio Ambiente, Açaí e Farinha - Como surgiu essa ideia na sua cabeça?
Rosa Monteiro - A ideia surgiu em 2014, a partir de uma experiência que fiz quando estava fazendo o piso da cozinha da minha mãe. Eu mesma estava fazendo o processo de mistura do seixo com cimento e areia quando acabou o seixo e o piso ainda não estava concluído. Nesse momento tive a ideia de colocar o caroço de açaí para substituir o seixo, e fiz um pequeno piso, em 3 tipos de mistura: fiz só cimento com o caroço; cimento com areia e o caroço; e por fim o cimento com caroço areia e um pouco de seixo. De todos os tipos testados de mistura, concluí que o cimento, com areia e o caroço ficou ótimo e mais ainda o caroço de açaí como se fosse seixo.



Blog MAAF - Sou testemunha que lá em 2014 já testavas essa tecnologia. Como está em 2018 o piso que fizeste?
Rosa Monteiro - Em 2016, resolvi ir mais além com minha experiência. Mandei fazer o piso do ponto de açaí que fica na minha casa. Novamente substituí o seixo pelo caroço do açaí, dessa vez mandei "lajotar". No início deste ano (2018), como tive que ampliar o ponto e o piso teve que ser quebrado, para minha felicidade verifiquei que o piso estava em perfeito estado após quase três anos de uso. Na ampliação do piso, repeti a mistura e coloquei lajotas. Hoje em dia, lavo todo dia o piso e nem sinal de rachadura ou umidade.  Concluí que o cimento protege o caroço do açaí e a lajota com o rejunte defende da agua ou umidade fazendo com que se torne resistente e durável tanto quanto o seixo.


Blog MAAF - Existe algum cuidado em especial nesta prática do AçaíPiso?
Rosa Monteiro – Apesar de ter dado certo, recomendo apenas que o caroço do açaí tem que estar bem enxuto na hora da mistura e no momento de fazer o piso ou calçada, deve-se se escolher um local seco.


Blog MAAF - Qual o potencial de ajuda que sua tecnologia social oferta às famílias mais pobres? 
Rosa Monteiro - A partir da experiência com o caroço de açaí, conclui-se que essa tecnologia social pode ser muito bem aproveitada pelas famílias de baixa renda do Marajó que tem intenção de construir pisos de alvenaria, uma vez que substituir o seixo, cujo metro cúbico é bem mais caro. Essa tecnologia permite também enfrentar um dos maiores problemas das pequenas cidades, o calçamento das ruas. Utilizando o caroço do açaí, o custo vai ser mais baixo, o acesso ao produto substituto ao seixo será facilitado e o melhor: vamos estar ajudando a preservar o meio ambiente utilizando um produto que se tornou lixo e já é um problema em cidades marajoaras como Curralinho.


Blog MAAF – Qual seu próximo passo na aplicação desta tecnologia?
Rosa Monteiro - Meu próximo passo é fazer a experiência em local úmido para testar a durabilidade e o comportamento do caroço de açaí junto ao cimento e o chão molhado. Já comecei os testes e até o final desse ano devo ter esse resultado.



Quem quiser entrar em contato com Rosa Monteiro para maiores detalhes e construção de parcerias e projetos, enviar e-mail para maria.rosapm@hotmail.com.









7 comentários:

  1. Gostei da ideia. Realmente pode ser muito útil sim. Parabéns, Rosa Monteiro.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho, com certeza um grande avanço para a construção civil. Já quero fazer na minha casa.

    ResponderExcluir
  3. No próximo dia 20 de setembro às 9h será apresentado o projeto açaí piso para a população Curralinhense o mesmo tem autoria de Maria rosa Monteiro o projeto também e tema do tccda autora do projeto que está sendo desenvolvido desde 2014 espero ser um sucesso

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Maria Rosa Monteiro, ótima alternativa p reutilizar o material bjs descartado, porém para fazer pisos e calçadas utilizaremos outros materiais de custo não baixo como,cimento ... Me preocupo com o pouco tempo de incubação da experiência ..

    ResponderExcluir
  5. Olá bom dia ,ja obteve resultado em piso úmido, molhado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa Monteiro está defendendo seu TCC e deve ter avançado em seus estudos. Vou passar sua pergunta à ela e depois responder aqui. Grato por sua pergunta.

      Excluir
  6. Parabéns Rosa pela proposta inovadora e arrojada 👏👏👏

    ResponderExcluir