quinta-feira, 5 de maio de 2016

Plano de Uso dos Castanhais do Avanço da Comunidade Repartimento dos Pilões


No dia 22 de março de 2016, a comunidade Repartimento dos Pilões aprovou seu o Plano de Uso dos Castanhais do Avanço, primeira etapa do Plano de Uso Geral dos Recursos Naturais daquela localidade.  Os Castanhais do Avanço são áreas de coleta de castanha-do-brasil onde todos os moradores da comunidade podem acessar, cuja ordem obedece a chegada e a capacidade familiar de trabalho. Tais áreas precisavam de um plano de gestão, agora aprovado em assembleia.




Esta ação da ASMIPPS ocorre no âmbito do projeto Gestão dos Recursos Naturais e Valorização da Castanha-do-Pará da Comunidade Repartimento dos Pilões, Almeirim-Pa, apoiado pelo Fundo Dema. Também são parceiros importantes de Repartimento dos Pilões a Comissão Pastoral da Terra e o Instituto Internacional de Educação do Brasil.


A comunidade Repartimento dos Pilões luta pela posse de sua terra contra a Empresa Jari. A partir do Empate, no natal de 2014, posicionaram-se contra a extração de madeira na região. “Queremos proteger nossos castanhais e lutar também contra a especulação de venda dos castanhais incentivada pela empresa para pessoas de fora, desrespeitando o fato de estarmos aqui vivendo da castanha desde os anos 1950. Os castanhais são bens de todos os moradores, respeitados os usos tradicionais”, alerta Dilva Araújo, coordenadora do projeto.

A seguir o Plano de Uso dos Castanhais do Avanço.









Nenhum comentário:

Postar um comentário