quinta-feira, 8 de setembro de 2011

PROPLAN promove debate sobre educação e universidade do futuro



O evento terá participação do sociólogo Alfredo Pena-Vega, uma das maiores autoridades mundiais sobre reforma Universitária e Transdisciplinariedade
Como o conhecimento será produzido e organizado nas próximas três, quatro décadas? Quais os maiores desafios das universidades em todo no planeta? Existe um modelo de educação a ser seguido? Questionamentos como esses estarão na pauta da discussão, organizada pela Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) da Universidade Federal do Pará (UFPA), a qual acontecerá nos dias 9 e 10 deste mês, nos horários de 14h00 às 18h00 e de 08h30 às 11h30, respectivamente, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Campus Guamá, em Belém. O debate terá a participação do sociólogo chileno Alfredo Pena-Vega, que está no Brasil para participar do evento. O professor é uma das maiores autoridades mundiais nas temáticas que envolvem a reforma universitária e interdisciplinaridade.
O evento é gratuito e será direcionado a comunidade acadêmica, professores e alunos, além de profissionais que atuam com a temática da educação e que buscam entender qual o seu papel no contexto da transformação social.
Universidade no futuro - A UFPA está em fase final de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o qual traça vinte objetivos e aponta dez programas e projetos que serão prioridade para a Universidade até o ano de 2015. Por isso, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Erick Pedreira diz que o debate “é uma possibilidade de celebrarmos a finalização do PDI, e também uma forma de continuar a discussão de temáticas contemporâneas, as quais impactam na vida social e para as quais a universidade deve induzir a constante reflexão e apontar soluções”, reflete.
Universidade democrática e socialmente responsável – O sociólogo Alfredo Pena- Vega tem participado de vários debates sobre o papel da universidade no futuro, no Brasil. Em todas as discussões, o professor tem destacado a necessidade de construção de uma universidade comprometida com a democracia e socialmente responsável.
Seguidor do filósofo francês Edgar Morin, Pena-vega é fundador do Observatório Internacional de Reforma Universitária (International ORUS), instituição da qual é diretor científico, atualmente; docente permanente da Universidade de Nantes, na França; doutor em sociologia do trabalho; e consultor do Ministerio da Educação no Brasil (MEC).
“Precisamos fomentar a discussão constante de temáticas que impactam na vida social, as quais a universidade tem um papel importante de ser indutora destas transformações”, conclui o pró-reitor Erick Pedreira.
Serviço:
Debate Universidade do Futuro e Interdisciplinariedade
Datas: 9 e 10 de setembro / 2011
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Campus Guamá, em Belém. (2º andar)
Horários: No dia 9, das 14h00 às 18h00; e no dia 10, das 08h30 às 11h30.
Entrada: Gratuita
Informações: (91) 3201- 7120

Fonte: MARIA GORETTI da COSTA TAVARES
Belém-Pará-Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário