terça-feira, 12 de junho de 2012

A rede Rosada e a rede Xadrex


Gurupá, 2005.


A rede rosada
sublime
exalava
perfume
pra certa
rede Xadrex

que veio em balanço
bem calmo
e manso
cantando
cortejos
e assim o fez

“esta viagem é um sonho
pois você eu queria encontrar
te espana e encosta em meu punho
para que eu nunca mais possa acordar.”

a rede rosada
se viu
vermelhada
e deixou
o Xadrex
bem perto de si

e bem se tocando
foram
balançando
com aquele
Banzeiro
aplaudindo assim

“mas que ilusão venerada
que eu nunca mas tinha avistado
que pena! a dona da Rosada
vai descer no primeiro aportado.”


a rede Xadrex
engatou
por sua vez
sua corda
pra amada
não ter que ir

a moça puxava
enfim
desatava
guardava
a rosada
e assim partir

“volta, ó minha adorada
então juro, eu vou te buscar
que seja minha derrocada
nós juntos vamos balançar!”

a rede Rosada
de dentro
chorava
da mala
se ouvia
um suspiro fino

e aí se separam
mas sempre
lembravam
dos bons
ventos-canto
o som do hino

“esta viagem é pra sempre
que eu nunca mais possa aportar
nos anos, que a gente se lembre
dos tempos de um lindo tocar”

a rede Xadrez
faz três anos
talvez
que procura
a Rosada
nos barcos afora

já toda puída
mas bem
destemida
enfrenta
as ondas
bradando agora

“ó maresia do mundo,
me ajuda e que eu possa encontrar
me veja como estou moribundo
sem rumo, sem força, sem lar.”

engata na franja
a Rosa
com mancha
a rede
perfume
a exalar

o Xadrez se espanta
feliz
é que espana
que acorda
os outros
com seu gritar

“Esta viagem é de sorte!
Pois você, meu amor, encontrei!
e nem que eu rasgue pra morte!
minha vida valeu, eu bem sei...”

A dona da Rosada
e o moço do Xadrex
também ficaram engatados
para o fim da vida
o vento que os balança
é o mesmo que nos sopra
e lá na alma agitam
o Xadrex e a Rosada
não é Banzeiro?
“que os digam!!”
Pantoja Ramos
Enviado por Pantoja Ramos em 19/04/2011
Reeditado em 26/04/2011
Código do texto: T2918178

Nenhum comentário:

Postar um comentário