domingo, 21 de abril de 2013

Posicionamento do Codetem sobre o transporte fluvial no Marajó


 Foto: TV Liberal


Belém, 19 de abril de 2013.
Caríssimos,

O Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Marajó – CODETEM – expõe neste resumo a sua opinião sobre a tragédia ocorrida neste dia, quando do naufrágio do barco Leão do Norte vindo de Chaves para Cachoeira do Arari.
Primeiramente desejamos expressar nossos sentimentos de solidariedade a todos àqueles que perderam entes queridos neste acidente, lançando nossa fé que as famílias sejam confortadas neste momento de dor.
Como marajoaras que somos, denunciamos ao Estado Brasileiro apenas uma das várias situações de não cidadania que tem passado historicamente nossa população: a da segurança e do direito de ir e vir em rios, igarapés e furos. Infelizmente nossa nação é feita de remendos e só quando acontece um fim trágico é que as autoridades resolvem atuar. Se for nesses momentos que existem ouvidos, ouça-se: é perigoso e é custoso andar por nossas estradas fluviais, principal meio de acesso das famílias de áreas urbanas ou rurais.
É revoltante depender de barcos sem condições de segurança, sem fiscalização, sem higiene e sem zelo com o meio ambiente; somos maltratados nas relações pessoais. Percebemos a falta de estrutura dos portos que nos servem. Viajamos em transportes lotados que enfrentam águas naturalmente agitadas. Se não o fazemos, ficamos isolados.
É assustador estar à mercê de piratas que sabedores da impunidade existente, roubam e pior, torturam e matam suas vítimas. Como não temos agências bancárias em nossos municípios, somos obrigados a andar com dinheiro na mão, por isso ficamos visados dia e noite em nossas viagens de barco.
Mas não é direito da população ter a liberdade de se locomover com dignidade? Para o marajoara historicamente a dignidade é um luxo.

Atenciosamente,

   

  Assunção Novaes

Coordenador do Núcleo Executivo
Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Marajó- CODETEM


Às Suas Senhorias
Sr.  GILBERTO CARVALHO – CHEFE DA CASA CIVIL DA PRESIDENCIA DA REPÚBLICA

SR. SIMÃO JATENE – GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário