segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Recomendações da FAO Sobre o Uso Florestal Sustentável Para Segurança Alimentar e Nutrição

Bacurizeiro em Ponta de Pedras. 2017. Foto: Carlos Ramos.


Caríssim@s,
Apresento para conhecimento a Introdução do Relatório da 44ª Sessão da Comissão Internacional Sobre Segurança Alimentar, ocorrida em Roma, de 9 a 13 de outubro de 2017.
 
Sessão "Fazendo a Diferença na Segurança Alimentar e Nutrição"
 
 
RECOMENDAÇÕES SOBRE O USO FLORESTAL SUSTENTÁVEL PARA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO
 
Introdução:
 
“1 - Florestas e árvores, na sua diversidade de ecossistemas, percepções e usos humanos, contribuem direta e indiretamente para a segurança alimentar e nutrição (Food Security and Nutrition - FSN) de várias formas e em diferentes níveis.
 
Estas contribuições variam de acordo com os tipos de florestas e a forma como são geridas. Alimentos florestais contribuem para a qualidade e diversidade da dieta e servem como redes de segurança em períodos de escassez de alimentos para aqueles diretamente dependem das florestas para seus meios de subsistência. Elas também desempenham papel importante para a população em tempos de crise.
 
Os alimentos selvagens das florestas fornecem alimentos nutritivos e diversos para milhões de mulheres, homens e crianças do meio rural. Além disso, combustíveis que vem de árvores são fonte primária de energia para cozinhar e esterilizar água para uma em cada três famílias em todo o mundo. As florestas geram renda para as populações locais e prestam serviços essenciais para o ecossistema que por sua são essenciais para a agricultura sustentável, regulando os recursos hídricos, estabilizando e mantendo a fertilidade do solo, agindo na regulação do clima e sendo habitat para polinizadores e predadores de pragas agrícolas...”.
 
 
O relatório completo se encontra em inglês e pode ser baixado na página da internet http://www.fao.org/fileadmin/user_upload/bodies/CFS_44/MU742_4/MU742_Rev1__CFS_2017_44_4_en.pdf

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário