domingo, 18 de março de 2018

Lamberto, o Traumatizado: Enxada

Lamberto , o Traumatizado, brincava com a pequena neta Maria Aneci, enquanto a mãe da menina, Shana (outra Traumatizada)  ensinava o já idoso Bom Colares a mexer no tablet. O velho senhor se divertia com a novidade.  Leram juntos um texto indicado por Lamberto de autoria da jornalista Eliane Brum sobre a hidrelétrica de Belo Monte, enquanto passava o dedo quase a arrancar a tela do aparelho. Senhora Brum descrevia como vivem hoje os ribeiros na cidade de Altamira, removidos de suas antigas moradas após a finalização da barragem. 

Bom Colares lembrou da história de uma grande amiga guatemalteca, amizade dos tempos de andanças quando jovem pela América Latina. Contou que a amiga era lavradora e tinha na enxada o seu maior orgulho até que empresas e governo vieram anunciar que uma barragem seria construída para o progresso de sua região. "Mas jô não pode daqui sair. Para onde vou se jô só conoco ser campesina... ", disse Bom Colares num espanhol cheio de erros e até engraçado. 

A mulher do campo foi convidada a ir embora. Foi morar na cidade. Passou fome. Passou frio. Passou vergonha. Conheceu a pobreza material e da dignidade. Não soube-se mais notícia dessa triste mulher, disse Bom Colares. 

Um dia, os seguranças avistaram chegar próximo do grande portão que oferecia o principal acesso à barragem e seus escritórios de engenharia uma campesina. Como a senhora trazia algo que eles logo não reconheceram, lá de dentro mas de prontidão das armas gritaram :

"Que quieres, mujer??? ". 

A campesina respondeu :

"Jô posso entrar?? ". 

"Que trazes aí?? "

"Una azada ". Bom Colares traduziu agora acertadamente como enxada. 

"Retorna para tu casa. Aqui não te é lugar ". 

Seis meses depois, a senhora já fragilizada pelo sofrimento das ruas pára novamente em frente ao portão da barragem. 

"Jô posso entrar?? ". 

Outra negação, o que era de se esperar. 

E assim a cada semestre, às vezes menos ainda a velha camponesa chegava com sua enxada pedindo para passar pelo portão. NÃO!  Sempre a resposta. 

Meses, anos, décadas. 

Novos seguranças, jovens ainda, substituíram os antigos que guardavam o portão. Na sexta-feira da primeira semana de trabalho se deram cedo do dia com aquela anciã, trêmula tanto nas pernas, quanto nas mãos que traziam a enxada. Sua voz tremida indagou :

"Jô posso entrar??". 

"Trazes una azada?"

"Si".

Os novatos acharam graça, conversaram sobre os riscos que ela poderia representar e da oportunidade de saírem daquela chata rotina. Abriram os portões. 

A anciã quase arrastando a enxada chegou ao local calculado como o meio da barragem. Olhou para baixo, lembrou das canoadas que dava no rio e viajou temporalmente para a sua posse lá na frente em um pomar do paraíso que vivia. Veio na memória as frutas, o cheiro da aurora, a brisa que embalava sua rede, os cantos de pássaros que a ninavam. Ergueu a enxada e com a experiência de saber lidar com a gravidade, não força, mas jeito, deu a primeira cavada no cimento duro. Abriu um pequeno buraco. Outra enxadada. Outra. Outra. Os guardas que até então tinham achado a cena da velhinha curiosa caíram na função de impedir as cavadas da camponesa. Pularam em cima dela... 

Pronto. 


"Vovô Colares, e o que aconteceu??? E sua amiga?? E a barragem??  ", agoniados perguntaram Maria Aneci, Shana e Lamberto. 

"Não sei. É uma lida pra vocês terminarem...". 









Sem Traumas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário