domingo, 30 de maio de 2021

É possível desgostar de um time?

 


Em 1982, tornei-me vascaíno. Fiquei admirado daquele time vencer o mais forte da época, o Flamengo de Zico, e sagrar-se campeão carioca.  Gol de um atacante chamado Marquinhos, baixinho, cabeceando no meio dos altos zagueiros, na pequena área. Não assisti ao vivo, mas lembro do gol decisivo saindo nos "Gols da Rodada" às 19 hs, naquele domingo[1].

Em 1984 ganhei uma camisa do Vasco. Fiquei orgulhoso. Um ano muito bom para o time, com a estrela de Artuzinho, Geovani e Roberto Dinamite brilhando[2]. E mesmo perdendo o campeonato brasileiro para o Fluminense de Assis e Washington (chamado de “casal 20”)[3], andava de queixo empinado pelo Vasco. Infelizmente, ainda na semana desta perda de título, tive a camisa rasgada no campo de futebol pela molecada flamenguista. Maldade com o Carlinhos, que saiu choroso, enquanto um adulto, com seu vozeirão, encarnava mais ainda pelo desperdício de pranto por uma camisa de um time perdedor.

“Agora que eu sou vascaíno mesmo, vocês vão ver...”, trinquei os dentes enquanto passava o braço no olho cheio de lágrimas, num esforço de esconder o peito ofegante.

A grande maioria dos homens de minha família torcia pro Flamengo. Meu pai torcia pro Fluminense. Eu, o estranho, mantive a opinião de ser cruzmaltino. Em 1989, com gol do atacante Sorato, o Vasco foi campeão brasileiro[4]. É! O Vasco poderia ser e foi campeão brasileiro! Mais orgulho ainda. Que só cresceu quando aprendi que o Vasco foi o primeiro clube de futebol no país a aceitar jogadores negros, um marco histórico[5]!

Eu sempre torci pro Vasco. Tinha orgulho. Ganhando ou perdendo. Nas boas ou más fases. Olhei serenamente para o período farto de títulos, entre 1997 e 2000[6], bem como para as fases de segunda divisão[7].  Porém, como dizem, eu sabia que “o Vasco é o time da virada, o Vasco é o time do amor...”. Como esquecer o título contra o Palmeiras, na copa Mercosul[8]??

A última década foi bastante complicada. Sim, meu time favorito decaindo, decaindo. Houve um lampejo em 2011, com o vice-campeonato (ahhhh, ser vice!) a poucos pontos do Corinthians[9] e como campeão da Copa do Brasil[10]. Entretanto,  caminhamos ao longo dos anos 2010 com sofrimentos, ameaças de rebaixamento e rebaixamentos para a série B do Brasileiro.

Tá. Tudo bem, torcedor precisa se manter fiel.

Até que... Sim, hoje eu desgosto do Vasco e não sei se isso é recuperável. E sei que não farei diferença diante do contingente total de torcedores. E devo ser excomungado porque eu torci para o último rebaixamento do Vasco, em 2020. E não por meros motivos futebolísticos, porém, por questões humanitárias. Aceitar o patrocínio do “Véio da Havan” é ter dado as mãos para um profeta do genocídio. Falo de alguém que tem relações e responsabilização pela campanha pró-Covid que ceifou a vida de 459.045 pessoas (30/05/2021 segundo a OMS[11]). Já está escancarada a porta da verdade. Aceitar essa parceria é envergonhar aquela linda história de luta contra o racismo.

Quando vi a camisa do Vasco com aquele patrocínio, algo morreu em mim.

Percebo-me como se estivesse naquela relação amorosa que chegou ao seu final esmagada pela decepção. E ontem, na série B, quando o Vasco perdeu para o Operário, desejei a ida para a terceira divisão. Sabe para quê? Para punição. Para o fim. Para um recomeço.

Esta é a maior virada que o Vasco precisa fazer.


 







[1] Aqui você pode ver o gol - https://www.youtube.com/watch?v=q6n2BQDoz8A .

[2] Aqui o Vasco venceu o Grêmio na semi-final - https://www.youtube.com/watch?v=C1vyL1iWeUw .

[3] O Fluminense, que ganhara o primeiro jogo da final por 1x0, só precisava de um empate  - https://www.youtube.com/watch?v=7Lc_XTN-ECM .

[4] Aqui um resumo da final - https://www.youtube.com/watch?v=Bfyxn3w18gw .

[5] Veja aqui no Canal Peleja - https://www.youtube.com/watch?v=1xsVTPYNYp4 .

[6] Veja aqui os gols decisivos - https://www.youtube.com/watch?v=oCgx8DE_oVE .

[8] A virada histórica pode ser vista em https://www.youtube.com/watch?v=8mxPpx7Apwc .

[9] Veja o confronto direto em 2011 com o Corinthians - https://www.youtube.com/watch?v=QkAEZ125d58 .

[11] Acompanhe a página da Organização Mundial de Saúde - https://covid19.who.int/region/amro/country/br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário