sábado, 23 de outubro de 2021

PsicoLive

 PsicoLive:

- Boa noite, Carlos.

...

- Seu áudio, Carlos. Está no mudo.

- Ops, desculpem. Boa noite, Zarazilda... Boa noite Professor Benedícrates.

- Estás bem? 

- Tô sim, escapando, Zarazilda.

- Nunca um verbo foi tão bem encaixado! Escapando rsrssr

- Concordo, Benedícrates. Mas rapára como o Carlos tá com o semblante pesado.

- Parece? Hummmm. De fato tô meio preocupado.

- Com o quê, mano?

- Em 2022 irão completar-se 10 anos que muitas famílias conseguiram suas primeiras vitórias em Portel para ter segurança da terra. Foi em 2012.

- Ahh, eu lembro. O Decreto 579, de 2012, do Governo do Estado do Pará. Decretos de Reserva.

- Isso, professor, boa memória. 

- E depois estas áreas viraram Projetos Estaduais de Assentamentos Agroextrativistas, os PEAEXs. 

- O que foi bacana, né?

- Foi sim Zarazilda. Mas ultimamente me preocupa essa corrida pelos tais créditos de carbono. Vocês acreditam que está rolando contratos de até 40 anos envolvendo empresas e estas áreas?

- Não entendi.

- É assim: empresas têm procurado as comunidades para oferecer a intermediação junto a outras empresas maiores para a venda de créditos de carbono das áreas comunitárias, já que elas possuem territórios com bastante mata. Segundo as empresas que intermediam, isso pode envolver milhões de reais em favor das comunidades.

- Hummm.

- Que foi Zarazilda?

- Eu que te pergunto, Carlos, o que tá te preocupando?

- Sei lá... Eu sei que as pessoas precisam... há muita fome... há muita carestia... Só não sei se 40 anos é um contrato muito longo pra se assinar.

- Nós não passamos pela necessidade deles. A gente não sabe, Carlos, a penúria de cada um. E lembras que muitas madeireiras chegam lá e arrebentam com tudo, outros vão lá e desmatam e as pessoas perdem tudo. Talvez seja uma oportunidade de ganhar dinheiro com a mata em pé e elas certamente sabem o que estão fazendo.

- É, professor, pode ser.

- "Pode ser" uma pinóia, Benedícrates. Até parece que isso resolve a questão.

-  Tava testando ele, Zarazilda. Queria ver se tem poder de reação. Mas espia como tá melancólico. Brocoxô.

- Olha, o que eu sei é que eu não tenho o direito de decidir por uma geração inteira lá na frente. É isso o que me incomoda. 40 anos é tempo demais. É um arrendamento por tempo demais. Chega uma hora que não se sabe se eu sou dono da terra ou já empregado dos outros, com um novo patrão.

- Carlos, a liberdade é algo pesado de se carregar...


Fim de transmissão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário