domingo, 1 de novembro de 2015

Projeto Lançante: Uma tentativa de colaborar com a reflexão no Marajó

Caríssimos,

Em 2014 fui escolhido como um dos autores amadores que teriam textos publicados na 64ª edição do Projeto PALAVRA É ARTE, iniciativa do escritor Gilberto Martins no objetivo de formar e achar novos escritores brasileiros. "Porto Diego" abre esta edição, o que muito me honra.

Diante da problemática educacional no Marajó, minha região de origem, percebi que precisava provocar nos meus conterrâneos a vontade de colocar no papel suas histórias e sentimentos, sua realidade e sua arte. Fazer o que o projeto PALAVRA É ARTE me despertou: o irremediável desejo de escrever o que penso e ajudar a registrar o contraste entre a beleza amazônica e a luta dos seus viventes por dias mais dignos.

Confesso, nem sei se dará certo esta tentativa, nem sou bom na arte da escrita como acho que deveria ser, mas não fujo de minha característica de instigar, de cutucar para a reflexão. Por isso, a ajuda de meus inúmeros amigos me é bem vinda em prol de marajoaras mais críticos de sua condição, mais senhores de sua grandeza.

Aqui decidi chamar meu simplório incentivo de PROJETO LANÇANTE. 

A Lançante, quando a lua cheia oferece as maiores marés, a água a espalhar nas ilhas, dominando, disseminando, fertilizando a terra. Assim penso que a ação-reflexão proposta por Paulo Freire o faz, encharca a gente de pensamentos, de ideias, de soluções. 

Para todos.

Operacionalmente começarei divulgando autores do Marajó, conhecidos ou não, para que outros os leiam. Para isso, este Blog vem  calhar, assim como as demais redes sociais. 

Futuramente, penso ser importante promover concursos de redação e aí paro por enquanto, pois preciso dos amigos comprometidos com a cidadania para ajudar nesta formatação. E tenho vários.

É um projeto que vai se auto-construindo. Às vezes planejar demais atrapalha. 

Vamos Lançante, escorrei mundo afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário