quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Projeto Lançante: conheça Agenor Sarraf, o dono do “Chapéu Viajante”.



Agenor Sarraf Pacheco é historiador marajoara, nascido no município de Melgaço. Notável estudioso da origem das atuais questões sociais do Marajó, Sarraf é Doutor em História Social pela PUC-SP´, no qual atua como Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará. 

Com projetos voltados para memórias, identidades, saberes, religiosidades letradas e de matrizes orais afroindígenas da Amazônia Marajoara, é um dos grandes defensores de uma nova mentalidade amazônida “decolonial”, ou seja, um movimento de crítica e rompimento com ordens coloniais, de concepções eurocêntricas e discursos de modernidade que excluem grupos sociais indígenas e africanos na América.

Abaixo, apresenta-se parte de seu artigo Cosmologias Afroindígenas na Amazônia Marajoara, em que analisa o valor do negro e do índio na formação humana do Marajó:

“... Apesar de exercícios excludentes frente a práticas de negros e antigos escravos, que passaram a habitar o Marajó das Florestas e se mesclar com nações Nheengaíba, Mamaianá, Chapouna, expressões de culturas afroindígenas enraizaram identidades e se expressam, ainda hoje, de variadas formas. É possível considerar que os “Marajós” estão enroscados com viveres e saberes africanos e ameríndios em seu jeito de comunicar, dançar, cultuar santos ou entidades do rio e da floresta, acreditar em narrativas fantásticas, realizar festejos juninos, pressentir a vida e a morte.

Em Melgaço, no tempo das diásporas nordestinas para os seringais do Marajó das Florestas, duas manifestações artísticas passaram a fazer parte do cotidiano de vida dos moradores da vila. Tratam-se do cordão do Japiim e do Boi Estrela, preparados para apresentações no período junino, em espetáculos de teatro popular de rua. Esses dois folguedos podem ser lidos como marcas das cosmologias afroindígenas nas formas de representar a vida social, seus conflitos, contradições, derrotas e vitorias...”.



Agenor Sarraf, o Dono do Chapéu Viajante e Pensante!



--------------------------------

O Projeto Lançante é a iniciativa do Blog Meio Ambiente, Açaí e Farinha de divulgação de ilustres pensadores do Marajó e jovens que começam na arte da escrita.

Leia, escreva, cresça e apareça!

Vamos Lançante, escorrei mundo afora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário