quarta-feira, 6 de julho de 2016

Pretensão de traduzir gráficos: Precariados, Uni-vos! / PARTE 1

“Ô Josué, Nunca Vi
Tamanha Desgraça
Quanto Mais Miséria Tem,
Mais Urubu Ameaça...”.
Da Lama Ao Caos/ Chico Science & Nação Zumbi.


Caríssimos e Caríssimas,

A escrita nada mais é do que uma tradução, diria José Saramago. Se o mestre literário está correto, então é dever de cada um que costuma redigir ser intérprete das bem-aventuranças do mundo e das perversidades escondidas nas cortinas belamente estampadas pelas estruturas humanas ignóbeis. Do que é singelo e expoente da Criação eu diria que é mais fácil a espontaneidade de declamar poemas, tecer prosas, narrar épicos, pois basta olhar a vida e sua plenitude original e se sentir contagiado em desenhá-la pelo ato de escrever. Por outro lado, denunciar o absurdo feito por nós mesmos nos alicerces construídos de injustiça globalizada é algo desafiador, talvez devido à esquisitice a priori de reclamar de nossa própria condição e ação humanas, pois não era para ser assim.   

Neste exercício que faço sobre a perversidade, caiu-me como uma luva os estudos da ONG Auditoria Cidadã sobre a Dívida Pública Interna Brasileira, que me fizeram atentar basicamente para 4 gráficos (neste texto exponho um deles) por ela produzida e deste modo, vi-me impelido a escrever pretensiosamente como um analista do assunto, sem ser economista, sem ser sociólogo e sim um mero cidadão, sem plano de saúde, andante de ônibus, com casa financiada, sem emprego fixo, porém com muito trabalho (Graças aos Céus!). Nem luxento, nem com luxo, mas com um lar digno na medida do possível e ciente das vicissitudes de uma parcela significativa da população. Estaria sereno na minha situação medianamente brasileira se não fosse o gráfico abaixo: 






























Apesar dos últimos cálculos feitos pelos pesquisadores da ONG Auditoria Cidadã serem de 2014 sobre os percentuais da destinação do orçamento da União, é perfeitamente possível relacionar nossos dias atuais com tais números, mesmo porque a metodologia não se modificou e os sinais temerários apontam para o seu agravamento. Então traduzindo: 45% (quase metade) de tudo o que o país previu em seu orçamento em 2014 foi para pagar a dívida pública. É a dívida pública aquela contraída pelo Tesouro Nacional para financiar o déficit orçamentário do Governo Federal, nele incluído o refinanciamento da própria dívida, bem como para realizar operações com finalidades específicas definidas em lei[1].  Ou seja, se o Governo não arrecada o bastante para honrar seus compromissos, empresta dinheiro, na maior parte das vezes, dos bancos privados. E aí que mora a perversidade.


“Mas ora, se emprestou, tem que pagar”, alguém poderia dizer. Tudo bem, se não fosse o fato do próprio Banco Central controlar estes juros nos empréstimos feitos, diga-se de passagem, um dos maiores a nível mundial. Isso quer dizer que quem determina os juros a serem cobrados é o próprio devedor, sempre a favor daquele que empresta! Uma agiotagem ao contrário! E pior, numa relação de juros sobre juros, conforme denuncia Maria Lúcia Fatorelli[2] chamada tecnicamente de anatocismo, coisa de mercado em cima de orçamento público voltado para e pelo povo (desculpem a redundância envolvendo as palavras “público” e “povo”, só que nem tenho certeza se ainda o é). Para concluir que somos dominados por ímpios neste sistema, quem vota nessas reuniões são quase que exclusivamente, representantes do próprio mercado financeiro que detém a imensa maioria dos títulos da dívida[3]. Então tá explicado porque a taxa de juros não baixa...


A precarização do atendimento à população fica desta maneira em seus restos repartidos:

Quase 4% para a saúde; e eu não tenho plano de saúde.

Quase 4% para a educação; e tu não tem educação pública de qualidade.

Quase 3,5% para o Trabalho, e ele está desempregado.

Nem 10% para estados e municípios; e nós todos sofremos.

Nem 0,5% para a segurança pública; e vós temeis a ameaça do tráfico na sua porta.

A miséria de 0,02% para o saneamento básico; e eles pisam em vermes (desgraçadamente não nos vermes que mereciam ser pisoteados).

E culpam a previdência (21,76%) pelos maiores gastos, numa campanha midiática desde que me entendo como gente que os cortes devem ser imediatamente realizados nesta área, que se lasquem os aposentados e pensionistas.

Bem dissera o filósofo Zygmunt Bauman: “Os governos vivem presos entre duas pressões impossíveis de reconciliar: a do eleitorado e a dos mercados. Eles têm medo de que, se não agem como as bolsas e o capital móvel querem, as bolsas quebrarão e o dinheiro irá a outro país. Não se trata apenas de que possa haver corrupção e estupidez entre os nossos políticos, mas sim que essas situações os deixam impotentes...”[4].

Para os incautos, é simplório culpar somente o presidente/presidenta, o executivo nestes erros de décadas. Até poderia ser aparentemente justo essa acusação, pois dele (o executivo) deveria haver a iniciativa de esclarecer a real condição do país. Sequer nos informam que o legislativo sabe também do problema, aprovando essa velhacaria institucionalizada, com não poucos parlamentares lucrando por fora com esse esquema. Assim, não cobramos de nossos congressistas por desconhecimento. Do mesmo modo, se soubéssemos em bom contingente de cidadãos e cidadãs, iríamos pressionar nosso supremo judiciário federal vendado e anestesiado diante dessa roubalheira, uma preguiça que vira coelho quando o assunto é beneficiar a própria esfera[5]. Aí o Banco Central faz o que bem quer. Aí bate palmas o coringa, o Quarto Poder, a Grande Mídia, os relações públicas dos Grandes Bancos e dos Magnatas. Não, senhoras e senhores, a propaganda está redondamente errada: isso não muda o mundo...

O resultado final é que eu, tu, ele, nós, vós, eles, somos impactados pela precarização do bem-estar social, ambiental e econômico por conta de um sistema perverso do capital, globalizado quando lhe é conveniente, mas altamente concentrador, coerente com o objetivo que detém o capitalismo: chegar ao cúmulo de si mesmo.



Então, Precariad@s, Uni-vos!!



Carlos Augusto Ramos




Nenhum comentário:

Postar um comentário