terça-feira, 18 de outubro de 2016

O Marajó e a Eleição de Vereadoras - 2016

A representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, alertou em maio deste ano para a ausência de mulheres nos ministérios do Governo Temer, o ilegítimo. É difícil esquecer (e conviver) com o corte de 32 para 22 gabinetes de ministérios, onde tomaram posse os novos ministros, todo homens, indicados por Temer, para compor a nova base do governo (1).

Desde a ditadura militar, quando a primeira ministra foi nomeada, no início da década de 1980, foi a primeira vez que um presidente não indicou uma mulher para os gabinetes (1).

Mas se os temerários dão péssimo exemplo, nós marajoaras não estamos tão longe assim quando se tratar de confiar nas mulheres como tomadoras de decisão.

Nas últimas eleições municipais, a sociedade do Marajó decidiu que apenas 15,5% das vagas de vereadores seriam ocupadas por mulheres, percentual menor do que em 2012.



















Melgaço é bi-campeão em zero vagas para as mulheres na câmara de vereadores. São Sebastião da Boa Vista também não elegeu vereadoras.

Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari foram os municípios que mais se aproximaram da paridade.

O machismo e o conservadorismo sombreiam o Marajó.

Mas passa.

Elas hão de acordar...




(1)   Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-05/onu-mulheres-alerta-para-falta-de-paridade-de-genero-no-novo-governo-temer

Nenhum comentário:

Postar um comentário