sábado, 22 de outubro de 2016

O Viveiro AgroFlorestal de Portel


Heron Macêdo, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Antônio Vaz em frente a um dos módulos da UNIP.
Foto: Carlos Ramos


Na semana passada, o Viveiro Agroflorestal de Portel sofreu um incêndio. No enfrentamento da má notícia pela má notícia, prefiro lembrar do que vi em 2013:


"No dia 07 de setembro de 2013, na cidade de Portel, visitei a Unidade Agroflorestal de Portel - UNIP, local de produção de mudas e sementes. O viveiro é gerenciado pela prefeitura de Portel, mais especificamente por sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico.




Portão de entrada da UNIP. Foto: Carlos Ramos


Além de produzir hortaliças (alface, chicória, etc), essências agroflorestais (cupuaçu) e espécies de uso madeireiro (paricá, ipê), a UNIP testa formas práticas de produção de mudas. O melhor exemplo é o uso da garrafa pet nas sementeiras e na irrigação, cuja criatividade dos profissionais que lá atuam demonstra que é possível diminuir custos de manutenção de viveiros, fortalecendo seu principal objetivo: recuperar áreas degradadas e oferecer ao município e agricultores alternativas de melhoria de renda e conservação da floresta.


Antônio Vaz, Nogueira Júnior e Heron Macedo são os idealizadores
e lançam a proposta de garrafa pet para as sementeiras. Foto: Carlos Ramos





Copinhos de café reaproveitados
na produção de hortaliças. Foto: Carlos Ramos



Com 2 módulos que podem minimamente produzir 60 mil mudas (inclusive já receberam apoio do IDEFLOR), o viveiro agroflorestal de Portel é vital para o município nesta nova relação com os recursos naturais, hoje visitada por escolas e visitantes. 


Para quem quer reflorestar, é só procurar a prefeitura de Portel e seu viveiro.



Que a UNIP cresça cada vez mais, tal qual os paricás que o rodeiam...".


É ainda a melhor referência de viveiro agroflorestal no Marajó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário