quinta-feira, 9 de março de 2017

Projeto Lançante: Marluce Moraes, a Dama Negra


Marluce Moraes  - conhecida artisticamente como Dama Negra - nasceu em Breves, no Marajó, Pará. Nasceu, cresceu e aprendeu a ler à margem do rio Parahuaú.

Formada em Letras pela Universidade Federal do Pará, tem se dedicado desde a adolescência a escrever poemas advindos de uma alma inquieta que possui. Seus trabalhos viajam no tempo exterior e interior, misturando estilos diversos.

A Dama Negra de Breves é uma poetisa multifacetada: vai do regionalismo amazônico dos botos, igarapés e açaizais, passando pelo sentimento bucólico, intensidade do romantismo e modernidade para construir uma poesia rica, ao mesmo tempo intimista, universal, mas com toque marajoara.

Abaixo, um dos poemas do livro FACES, de Marluce Moraes:



"Mar(a)Jó

Meu nome não é um poema,
mas há quem reconheça nos meus olhos
a poesia e a musicalidade do rio.

Sou a margem plácida com açaizeiro no cio,
porque meu nome é Terra,
é igapó,
é canoeiro.

Meu horizonte é proa,
miriti boiando,
as talas do paneiro
que vai secando como um rio que desce goela abaixo.

Meu nome é sol,
chuva e vazante,
Sou enchente, serpente e mururé.

Sou aquilo que passa por entre a massa que por mim passa.
A beleza que mil desatentos não preservam.

Sou terra líquida,
forte e consistente.
Sou chão,
o pão,
o berço,
o terço,
a sepultura,
a luz do dia,
a noite escura,
sou minha gente.
Mar(a)Jó!".



Para saber mais sobre a autora, recomenda-se ler: FACES - Poemas



Dama Negra de Breves, mistura de intimismo e universal a serviço da poesia no Marajó.



--------------------------------
O Projeto Lançante é uma iniciativa do Blog Meio Ambiente, Açaí e Farinha de divulgação de ilustres pensadores do Marajó e jovens que começam na arte da escrita.

Leia, escreva, cresça e apareça!


Vamos Lançante, escorrei mundo afora!



Um comentário: