quinta-feira, 14 de maio de 2020

CARTA SOBRE A NECESSIDADE URGENTE DO HOSPITAL DE CAMPANHA PARA A REGIÃO ORIENTAL DO MARAJÓ




ATT.
HELDER ZAHLUTH BARBALHO
GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ
ASSUNTO:CARTA SOBRE A NECESSIDADE URGENTE DO HOSPITAL DE CAMPANHA PARA A REGIÃO ORIENTAL DO MARAJÓ

Belém, 14 de maio de 2020.

Excelentíssimo Senhor,

A Campanha Marajó Vivo é uma rede de solidariedade que objetiva atender a população marajoara com informações e ações de suporte para o enfrentamento da Pandemia causada pelo Novo Coronavírus. Tal iniciativa é composta por várias instituições da sociedade civil, religiosas, comunitárias, profissionais autônomos, professores e comunicadores do Marajó.

Acompanhamos de perto a crise sanitária que assola sobretudo o Marajó com a expansão da pandemia da COVID-19, pois as condições sanitárias e de acesso à saúde são muito precárias neste imenso território marajoara.

Ao analisar os dados oficiais sobre a progressão da Covid-19 nos 16 municípios do Marajó, verificamos que a taxa de letalidade da doença Covid 19 neste território (13) é de quase duas vezes maior que a do Brasil (6,8). Além disso, o aumento no número de casos quadriplicou nos últimos dez dias.

A Organização Mundial de Saúde, recomenda 1 médico para cada 1.000 habitantes e o Marajó tem muito menos que isso (0,12 médicos por cada 1.000 habitantes em 2018). Sabemos que investir em hospitais e profissionais diferenciados é uma estratégia decisiva neste momento de crise.

Diante desse contexto preocupante da expansão da Covid no Marajó, a Campanha Marajó Vivo vem solicitar a V.Exa. que:

1. Viabilize o Hospital de Campanha do Marajó Oriental de Soure o mais rápido possível para evitar que as pessoas dessa região procurem a capital do Estado, uma vez que Belém já está não possui vagas nem leitos de UTIs;

2. Incorpore, urgentemente, mais profissionais da saúde às equipes já atuantes para atender os centros de atendimento em saúde dos municípios marajoaras;


3. Viabilize a realização de testes rápidos na população marajoara para detecção da Covid-19;

4. Equipe os hospitais municipais com UTIs e Casas para Quarentena, devido à grande quantidade de famílias numerosas vivendo em residência com poucos cômodos, sem condições de isolamento em casa.

Estamos em uma corrida contra o tempo. Agradecemos as iniciativas tomadas pelo Governo do Estado do Pará no enfrentamento da pandemia no Estado e nos somamos aos seus esforços para ajudar a salvar vidas.


Pela Campanha Marajó Vivo:

Ima Célia Guimarães Vieira –pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi
Eduardo Portal –presidente da Associação O Museu do Marajó
Tomé Marques de Avelar–Coordenador Geral da Irmandade do Glorioso São Sebastião
Maria Nillene Colares Viana –Diretora Administrativa e Financeira da Fundação pela Inclusão do Marajó
Carlos Maciel –Coordenador Adjunto do Observatório de Direitos Humanos e Justiça Social do Marajó - OBAM/UFPA
Tainá Marajoara -Instituto Iacitatá Amazônia Viva









Nenhum comentário:

Postar um comentário