sexta-feira, 29 de maio de 2020

Um Trovador da Floresta




"O que o mestre Rubão fazia? Tenho a impressão que já o vi". Disse uma amiga.

Direi algo me vem à mente, de primeira, um pedacinho só, pois sua biografia será longa. É histórica.

Rubens Gomes ou Rubão foi um músico que se encantou com o canto da floresta e disso fez uma das suas bandeiras que era promover o manejo florestal mais legítimo que existe: o das comunidades tradicionais.

Rubão foi um músico que viu que a arte de produzir melodias começa ali no violão, no cavaquinho de madeira e deste baile convidou a juventude para produzir com as próprias mãos de Luthier os sons da cidadania, cujos acordes seguiram para marchetaria, para a informática, para a educação, para noções de inclusão das pessoas. Que virou orquestra no pobre bairro do Zumbi, em Manaus, que abraçou a todos nesta sinfonia que só os atentos ao tempo percebem.

Rubão foi um mestre incansável para que a floresta se mantivesse em pé, usando fala mansa e segura como método. Que a muitos encantou com sua trova.

Um trovador da natureza. É isso amiga, Rubão foi um trovador da natureza. Que fixou em mim a lembrança da confraternização de um encontro em Gurupá com toda sua leveza e talento. Nunca vi alguém bailar no meio da multidão e cantar ao mesmo tempo. Certa hora eu nem já o via tão misturado que ficou com o povo dançante de sua seresta.

Agora, amorosamente, está misturado em nós.

Como uma canção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário