quinta-feira, 20 de setembro de 2012

IFT realiza oficina sobre Manejo de Açaizais em Almeirim


O projeto Almeirim Sustentável realizou de 29 a 31 de agosto, a 1º oficina sobre “Manejo de Açaizais”. O consultor independente Carlos Ramos, com o apoio da equipe do IFT e de José Trindade, um líder comunitário especialista em manejo de açaizais nativos, levou informação para 13 comunitários de Almeirim.

A princípio foi feita uma discussão sobre os conceitos do manejo florestal de açaizais nativos, onde os participantes viram, na teoria e na prática, técnicas como: desbaste, anelamento e medição de áreas para monitoramento da produção. Posteriormente foi abordado sobre o inventário florestal de açaizais, com exposição do objetivo da atividade e elaboração participativa de uma ficha para coleta de dados em campo. Para complementar a atividade, houve uma prática de inventário, e os resultados da coleta foram apresentados e debatidos pelos participantes da oficina.
                   
                   
Durante o evento, foi ministrada pela enfermeira Rafaela Dumont, uma palestra sobre “boas práticas no manuseio do açaí”, com o objetivo de informar os participantes sobre as condições de higiene necessárias durante o beneficiamento do açaí, que garantam um produto de qualidade e que não ofereça riscos à saúde.
                   
No dia 31 foi feita a avaliação e o encerramento da oficina, e construção de uma agenda de trabalho para a continuação do manejo florestal de açaizais.

A oficina foi pensada após o IFT ter feito uma validação florestal em Almeirim e constatado que o açaí é o produto florestal não madeireiro de maior interesse das comunidades e com potencial para o extrativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário