sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Projeto Lançante: Marinete Boulhosa, Lente, Etnografia e Veredas Marajoaras



Marinete Silva Boulhosa é bacharel em turismo e mestre em antropologia e professora do Instituto Federal do Pará - IFPA, Campus Belém. Atua na área de turismo, planejamento, organização e execução de eventos. Nascida em Cacheira do Arari, desde 1997 desenvolve pesquisas na área do turismo, educação ambiental, ecoturismo, turismo rural, cultura imaterial, identidade e antropologia cultural, tendo o Marajó como local de investigação.



Tem na fotografia documental um de seus principais recursos de coleta, testemunha ilustrativa e explicação textual, e considera a fotografia importante recurso, capaz de contribuir para ensinar, explicar e reapresentar uma cena ou um evento. Em sua pesquisa de mestrado, produziu mais de três mil fotos sobre o vaqueiro e dos campos do Marajó.

Sua principal obra, Entre a Sela e o Santo, é um livro elaborado a partir de um intenso trabalho etnográfico sobre a vida e a lida do vaqueiro marajoara, construída entre os cenários dos vastos campos naturais da Ilha do Marajó, dos espaços das fazendas da grande ilha, da dinâmica de trabalho no interior das mesmas e do maior evento religioso da Ilha, a Festividade de São Sebastião de Cachoeira do Arari. 




Abaixo, trecho desta obra:

"... Com a liberdade permitida na abordagem antropológica, esse livro é escrito na primeira pessoa, que para além de revelar meu imbricamento com a obra, manifesta também a relação umbilical que possuo com a terra Marajó...".



Marinete Boulhosa, conte mais pra gente sobre o Marajó com suas lentes e alma!


Para contatos e colaboração com a publicação Entre a Sela e o Santo
entrar em contato no e-mail: neteboulhosa@gmail.com .


















--------------------------------
O Projeto Lançante é uma iniciativa do Blog Meio Ambiente, Açaí e Farinha de divulgação de ilustres pensadores do Marajó e jovens que começam na arte da escrita.

Leia, escreva, cresça e apareça!


Vamos Lançante, inundai mundo afora!



Nenhum comentário:

Postar um comentário