terça-feira, 24 de outubro de 2017

OH! MINHA VIDA CORRE RISCO - Um grito de Socorro do Alto Rio Pacajá

Igarapé Arataú.


Caríssim@s,

Envio abaixo o poema de Gracionice Costa, ex-presidente do STTR de Portel, moradora do Igarapé Arataú, rio Pacajá.

Um texto que pede socorro diante da grilagem e intimidação de empresas madeireiras às famílias locais.

------------------

OH! MINHA VIDA CORRE RISCO

Nos altos do rio Pacajá
Igarapé Arataú e seus vizinhos correntes
Populações habitantes jazem em
Situações gritantes
La vou eu em um barco de linha
Lotado de bons e ruins
As águas sendo poluídas
Por lixo jogado enfim...
Ainda pela madrugada
Pegar po po ou rabeta
Chegar para reunir
Deparar com muita tristeza
A terra sendo invadida
Por grilagem de muitas empresas
A floresta sendo derrubada
Sem dó e nem piedade
Minha vida corre risco
Minha vida corre risco
Ficar sem terra e floresta
A água também se evapora
O que resta pra mim ameaça
E o povo ficando em desgraça
Minha vida corre risco
Minha vida corre risco
O que podemos fazer
Se por traz tem apoio de estado
As instâncias de apoio a direito
Já estão quase todas acabadas
Minha vida corre risco
Minha vida corre risco
Amazônia tão linda e rica
Dando asas ao capitalismo
Os ricos grileiros bancando
A campanha dos maiores políticos
Minha vida corre risco
Minha vida corre risco


                         Arataú, Portel, Pará, 10 de outubro de 2017.


                          Uma ribeirinha agroextrativista, trabalhadora rural que ama sua raiz (Gracionice Costa).




Nenhum comentário:

Postar um comentário