terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Casa Familiar Rural de Mapuá

Texto adaptado Giovanni Salera (Analista Ambiental do ICMBIO)
 A Casa Familiar Rural (CFR) do município de Breves foi inaugurada em 2011, na zona rural, mais precisamente na Comunidade Bom Jesus, situada às margens do rio Mapuá, na Reserva Extrativista Mapuá.
A Casa Familiar Rural é uma Escola diferente, que oferece uma formação profissional voltada para a realidade dos moradores da floresta, permitindo uma “Alternância” entre trabalho e aprendizado. Assim, a proposta pedagógica se pauta na integração do aprendizado em sala de aula com as atividades produtivas dos ribeirinhos marajoaras. É toda estruturada em alvenaria, com alojamento para alunos e professores com 2 salas de aula, copa, banheiros e área de aprendizado de ciências da natureza.
De acordo com o Projeto Pedagógico, cada aluno deve passar 20 dias na Escola em regime de internato e 20 dias na comunidade onde reside. Assim, o aluno recebe aulas de português, matemática, ciências da natureza, aulas práticas de piscicultura, agricultura e outras atividades. Depois ele leva o conhecimento para o seu local, a fim de desenvolvê-lo junto ao ambiente onde mora.
Essa Escola é um desejo antigo da comunidade marajoara que sempre quis ter oportunidade de estudar sem ter que se mudar pra cidade. A cidade significa 3 horas de barco (da RESEX até a cidade de Breves).
    
A Casa Familiar Rural faz parte de um projeto piloto que visa atender a formação educacional das comunidades ribeirinhas dessa região interiorana da Ilha de Marajó, que historicamente sempre ficaram sem acesso às políticas públicas de educação.
É importante destacar também que há uma grande diferença entre gestão das Escolas ditas tradicionais, que são administradas pelo Poder Público ou por empresários, e a Casa Familiar Rural que é administrada localmente por uma Associação formada pelas famílias dos jovens que freqüentam a Escola. A Associação local mantém a Casa Familiar Rural, através de um sistema de parceria com diversas entidades, como por exemplo, as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação e Agricultura. Além do apoio institucional, cada família do jovem estudante contribui, trazendo o que se produz em sua propriedade para sua própria alimentação.
As Casas Familiares Rurais (CFR) tiveram origem na França, em 1937, por iniciativa de um grupo de famílias do meio rural, propondo a adoção de uma formação profissional voltada para a realidade do campo. Hoje, a Casa Familiar Rural (CFR) expandiu-se para os cinco continentes, em trinta países, com a mesma concepção – responsabilidade e engrossamento das famílias na formação dos jovens, no sentido de provocar o desenvolvimento global do meio ambiente.
Nossa responsabilidade para com esses jovens é levar nossa biblioteca ABAYAMI, modificando nosso projeto standard aumentando a sua capacidade para 3.600 livros em função da distância para a troca do acervo. Outros projetos educacionais da nossa instituição também serão levados à RESEX durante os próximos 3 anos.
O esforço dessas comunidades em direção ao desenvolvimento social atrelado à preservação do meio ambiente tende a servir de modêlo para muitas outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário