domingo, 18 de agosto de 2019

Andra Lúcia Chaves Ataíde: Afuá, Cidade das Bicicletas


Foto: Gilbson Campos.


Andra Lúcia Chaves Ataíde[1]

Afuá é uma cidade situada ao Norte do Brasil, na Contra Costa do Arquipélago do Marajó. Sua infraestrutura endógena é caracterizada por construções suspensas de palafitas típicas da região amazônica, arquitetura vernacular de influência ribeirinha e traços indígenas. É uma cidade viva com cores fortes e marcantes que encanta arquitetos, fotógrafos, pesquisadores e estudiosos de diversas áreas.


As bicicletas chegaram na cidade de Afuá por volta da década de 1980, quando os moradores sentiram a necessidade de se locomover com um meio de transporte mais rápido, que se enquadrasse a realidade física estrutural da cidade.

As ruas são suspensas, com 3 (três) metros largura, cerca de 1 (um) metro de distância do chão e em certos trechos a distância pode chegar a 1,5 (um metro e meio). Este aspecto está em função da área de várzea onde a cidade fora construída, sujeita a inundações temporárias, no período da maré lançante, principalmente no mês de março.

Sua extensão viária, de aproximadamente 36.000 m² de ruas ou de ciclovias, faz com que a cidade pedale dia e noite. As pessoas transitam diariamente a pé, de bicicleta, de triciclos e no mais belo veículo ecologicamente correto, “o bicitaxi” (veículo construído da junção de duas bicicletas, com capotas, volante, assentos para quatro pessoas, sendo que duas pedalam e duas vão nos bancos do carona). Existem modelos de bicitaxis inusitados que deixam turistas e visitantes vislumbrados como a “Viúva-Negra”, o “Hulk”, o “Batman”, o “Jipe”, o de “Madeira”, entre outros modelos mais simples que são confeccionados de acordo com as necessidades e características do proprietário.

A cidade das bicicletas é cheia de encantos do nascer ao pôr do sol, um passeio de bicicleta ou de bicitaxi pela cidade das palafitas. São cores marcantes como o amarelo, o vermelho, o verde, suspensas, apreciando as estilosas casas coloridas, que nos proporcionam indagações e questionamentos: como eles criam essas casas? Quando a maré sobe e inunda a cidade eles não ficam com medo? Aqui todo mundo anda de bicicleta?

Estima-se que no município existam 9.567 (nove mil quinhentos e cinquenta e sete) bicicletas na zona urbana. Segundo Rocha, (2017), 75,86% dos indivíduos que residem na sede do município andam de bicicleta e 24,14% se locomovem de bicitaxi ou triciclos.

Foto: Gilbson Campos.





REFERÊNCIAS

PREFEITURA DE AFUÁ. Plano Diretor do Município de Afuá. Secretaria Municipal de Infra-estrutura (SEMINF) Departamento Técnico, Afuá-Pa, 2006;

ROCHA; Marlysse Carla da Silva. Quando a cidade convida: lições de urbanidade e configuração em assentamentos limitados. Dissertação de Mestrado. UNB.  Brasília, 2017.




[1]Bacharel em Turismo, Esp. Em Docência do Ensino Superior, Funcionária Pública da Secretaria Municipal de Turismo Esporte, Lazer e Cultura de Afuá-PA. E-mail: (andrataide@hotmail.com )


2 comentários: