quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Baixo Aguán: Grito pela Terra em Honduras




Baixo Aguán em Honduras sofre há anos um conflito sobre a expansão das plantações de óleo de palma e a falta de acesso dos camponeses à terra.

Após o golpe de 2009 contra o presidente Manuel Zelaya aumentou-se o conflito e repressão do Governo sobre o movimento camponês - organizado na luta para defender seus direitos à terra – apresentando hoje um estado de total impunidade aos grandes fazendeiros e atentado à democracia daquele  país.

"Sob Aguán: Grito da Terra" é um documentário de ALBA SUD e latino-UITA, em colaboração com o Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais (WRM), FIAN Comitê Internacional de Coordenação de Organizações Populares Aguán (COPA), Rádio Universidade (UCA Nicarágua) e patrocinado pelo NGG da Alemanha, a Suécia LO-TCO e Conselho Obras de Serviços Funerários de Barcelona.


Abaixo segue o vídeo



terça-feira, 16 de outubro de 2012

Experiência mostra potencial do Ecoturismo de Base Comunitária



Ecoturismo de Base Comunitária valoriza estilo de vida de populações tradicionais da Amazônia
Hoje, 16, no Espaço Benedito Nunes, na Livraria Saraiva do Shopping Boulevard, ocorre o primeiro encontro em comemoração aos cinco anos de atuação da Estação Gabiraba em Ecoturismo de Base Comunitária (EBC). A roda de diálogo tem como participantes moradores de comunidades rurais e turistas que já vivenciaram roteiros de EBC – dentre eles o fotógrafo Luiz Braga, presente no encontro de hoje, às 19 horas. A Entrada é franca.


O evento tem ainda duas agendas, nos dias 29 e 31 de outubro, sempre no mesmo local e horário.
Comunidades da Ilha de Cotijuba, em Belém, e de Boa Vista do Acará e de Curuçá, que desenvolvem roteiros de ecoturismo, também vão participar. A comemoração de aniversário pretende apresentar os resultados alcançados e promover o debate entre comunitários e turistas sobre experiências de viagens de ecoturismo de base comunitária. 

A Estação Gabiraba é uma operadora de turismo com sede em Belém parceira do Instituto Peabiru nas ações do Programa de Ecosturismo de Base Comunitária, contribuindo para auxiliar o acesso das comunidades ao mercado.  A operadora trabalha em conjunto com comunidades locais para desenvolver e estabelecer um modelo alternativo de turismo que gera renda às iniciativas sociais comunitárias e valoriza as tradições e o ambiente em que elas vivem. Nasceu a partir do conhecimento acumulado na gestão de grupos educacionais na Amazônia e na discussão com entidades sociais e ambientais que atuam na região. Comprometida com os princípios do comércio justo, busca contribuir para uma sociedade mais participativa e solidária por meio do turismo.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Rio Araguari, Porto Grande-Ap



E assim visitei Porto Grande, no Estado do Amapá.

E vi o rio Araguari.

E cantei a cantiga:



É UM RIO ENCANTADO,

O ARAGUARI,

O ARAGUARI,

O ARAGUARI...


Sabendo fiquei que em Porto Grande se faria uma barragem.

A inundar a praça, sozinha, isolada de crianças, como a saber que iria se afogar.


   Na foto: Eu, César (IEF), Mário Arthur (IEF) e Paulo (IEF, que bateu a foto) na beira do rio Araguari. 


O Araguari, que nada tem culpa de nossa necessidade por energia elétrica vai ter suas pedras escondidas.

Sua praia de pedra coberta para sempre.

Neste lance de sorte, jovens, deixo a foto que pude bater. Dizem que as corredeiras são velozes.

Pois dirão "assim, era o Araguari a banhar a cidade pacata de Porto Grande, no Estado do Amapá, bonito e discreto".



É UM RIO ENCANTADO,

O ARAGUARI,

O ARAGUARI,

O ARAGUARI...